Sebrae e confederação de apicultores
 
Fuente: Globo Rural O Sebrae e a Confederação Nacional de Apicultura (CBA) lançam nesta quartafeira (19/05) a campanha nacional Meu dia pede mel. O objetivo é incentivar o consumo do produto e apresentálo como alimento natural e fonte pura de energia.O presidente da CBA e da Câmara Setorial de Apicultura, José Cunha, afirma que a meta no primeiro ano de campanha é ampliar o consumo do mel em 10% e, no segundo ano, em 15%. Os brasileiros consomem 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilos por pessoa ao ano.A divulgação será feita em rádios, canais de TV, internet e em feiras locais, por meio de carros de som, além da distribuição de folders explicativos. A ação é resultado de convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições em 2009. O lançamento será feito no 18° Congresso Brasileiro de Apicultura, que será realizado esta semana, em Cuiabá.Auxílio aos apicultoresAlém de divulgar o produto para ampliar o consumo, a campanha prevê a capacitação para os apicultores. "Eles precisam estar preparados para atender ao aumento da demanda, com quantidade e qualidade. Temos capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano", afirma Cunha. Atualmente, o Brasil produz apenas 50 mil toneladas anuais."Precisamos mudar a ideia de que o mel só serve para fazer remédio. O alimento pode ser amplamente explorado na culinária, como no tempero de carnes, preparo de molhos doces e salgados e coberturas", afirma o coordenador nacional de apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende.(Foto: Marcia Gouthier/ASN) Fuente: Globo Rural - San Pablo - Brasil